Aventura e história no Pico do Itacolomi MG .

Aventura e história no Pico do Itacolomi MG .

Domingão foi dia de voltar a um dos parques , que ficou sendo um dos mais queridinhos da galera .

Domingo 21/08/22 , partimos às 02:00 da madrugada rumo a cidades de Ouro Preto MG , pra explorar as belezas do majestoso Pico do Itacolomi .

De diferentes pontos do Centro Histórico de Ouro Preto se avista o Pico do Itacolomi, distinta formação rochosa localizada a 1.772 metros de altitude. O pico, na divisa entre os municípios de Ouro Preto e Mariana, serviu como ponto de referência para os bandeirantes durante a busca pelo ouro nos século XVII e XVIII. A palavra “Itacolomy” vem da língua tupi e significa “pedra menino”, já que “ita” se refere à pedra e “kunumĩ” a menino.

A trilha que dá acesso ao cume do Pico do Itacolomi possui 7 km de distância e é considerada de nível médio a difícil, em virtude das subidas íngremes e dos trechos sem sombra ou água. Ao final da caminhada se tem uma visão 360º da região, contemplando vista de Ouro Preto e Mariana ao fundo. Para fazer a trilha é preciso visitar o Parque Estadual do Itacolomi, local que oferece outras atrações , como o Museu do Chá e a Lagoa da Capela.

Chegamos por volta das 06:00 da manhã na portaria do parque , montamos nosso café na van , às 08:00 fomos liberados a entrar no parque , onde fomos até a sede para pegar os ingressos .

Em seguida entramos na van e subimos por estradas estreitas até chegar na 2° sede do parque , onde sim começa a trilha e se tem o casarão dos Bandeiristas de 1709 entre outras construções antigas .

Antes de começar a trilha , trocamos informações sobre a nossa aventura e fomos para o casarão para conhecer um pouco da história , logo em seguida partimos pra trilha o tempo não estava propício , a cerração forte durante todo o dia deixou toda a nossa trilha sem grandes visuais .

Em alguns momentos o tempo abria um pouco e dava pra se ver as formações rochosas do parque que são algo inexplicável , ao 12:00 chegamos ao último ponto da trilha , não tem como subir até o cume da pedra do Itacolomi a gente fica na parte debaixo .

Com várias pedras incríveis que dá pra se fazer altos registros fotográficos , a galera aproveitou vimos também as cidades de Ouro Preto e Mariana .

Fizemos um lanche reforçado tiramos muitas fotos e arrumamos para descer , já na volta o tempo colaborou um pouco dando pra se ter uma vista melhor do parque , paramos também na lagoa que fica próximo a sede pra dar uma relaxada .

Chegamos na van fizemos o nosso sorteio de brindes e voltamos pra casa satisfeitos com a conquista , o tempo não colaborou mas ficou o desejo de voltar pra poder explorar melhor as belezas do Itacolomi .

Confira nossa galeria de fotos :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *